Sociedade Rec. Musical de Almoçageme
A casa de cultura com mais de 100 anos de tradição. Onde a música, o teatro, a dança, as actividades de recreio e lazer tentam trazer o que de melhor há - a felicidade e a cultura. Almoçageme - Colares - Sintra - Portugal
09 de Maio de 2013

DIA 25 MAIO ESTREIA UM PATIO COM CANTIGAS

 

A ação deste musical desenrola-se no início dos anos 40, no tradicional bairro lisboeta da Madragoa, mais propriamente no Pátio da Esperança, o nosso Pátio com Cantigas.

Maria Lisboa, é uma varina alegre e vivaça que vive com a sua mãe Ana Faneca, na Madragoa e que vive uma enorme paixão por António Coração, marinheiro de profissão que está embarcado nos Açores.

Como habitual nessa época, a correspondência amorosa por carta era a única via de pôr em contacto estes dois apaixonados. No entanto, Clara Silveira, uma menina burguesa da Lapa consegue arquitetar um plano para interromper o envio das cartas e de alguma maneira causar atritos entre os apaixonados. A única razão para esta manobra de maldade é a paixão que esta sente também por António Coração.

Também Carlos Silveira, irmão de Clara, sente uma paixão por Maria Lisboa. Os dois irmãos ricos e burgueses vão unir-se de forma a acabar com o romance, ajudados por Matilde, varina traiçoeira.

No fim, o amor triunfará.

Mas esta história não vive de só romance, este musical retrata ainda a vida quotidiana do bairro da Madragoa, onde deambulam os típicos personagens alfacinhas: Sebastião, sapateiro engatatão que trai a sua esposa Rosa Galinheira com todas as mulheres do bairro, as suas bisugas como lhes chama. Burjacas, um carpinteiro que ama o vinho e seus derivados, bagaço, ginginha. As varinas regateiras, pescadores e marinheiros com histórias cómicas e caricatas regadas de cantigas. Também Amália fadista, numa homenagem a Amália Rodrigues deambula por este pátio cantando os seus fados.

Além destas duas temáticas, a Fé é uma constante na ação, sempre com a alusão à Nossa Senhora da Atalaia, santa protetora dos pescadores do rio Tejo, sediada no Montijo. A própria romaria á ermida da santinha vai a cena, onde um barco típico irá encher o palco, bem como a própria procissão da Nª. Sª.

 Tudo isto e muito mais, é o que tem para oferecer Um Pátio com Cantigas.

publicado por sociedadealmocageme às 11:24 link do post
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
2013
2012
2011
2010
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
AMEI A PEÇA TEATRAL,"AS TARADAS "...DEI BOAS "GARG...
Adoro do que encontrei pelo teu blog, continua ass...
Parabéns!Foi um passeio excelente a todos os nívei...
Valeu bem a pena vir de Viseu!!! Magníficos trilho...
blogs SAPO